Categorias
BD Exposições Festivais

Portugueses no Mundo

“Traços e Inspiração. A presença portuguesa no mercado norte-americano de BD” é uma das várias exposições patentes no 28º Amadora BD, dedicada aos artistas portugueses com obras publicadas no mercado norte americano dos comics nos últimos anos.

A exposição, comissariada por Bruno Caetano, conta com trabalhos de mais de 20 artistas portugueses, como Jorge Coelho, Daniel Henriques, Miguel Mendonça e Filipe Andrade, artistas já com obra consolidada no mercado dos comics, mas destaca também autores emergentes como Carlos Pedro, Zé Burnay e Ricardo Drummond.

Além de destacar o trabalho dos artistas, a exposição visa mostrar um pouco do processo de desenvolvimento das páginas, explorando as várias fases, desde a análise do guião, passando pelo esboço, desenho e arte final, até culminar nas páginas finais coloridas.

Em complemento à exposição, foram feitas entrevistas a alguns dos artistas presentes, de forma a desvendar um pouco mais sobre o processo criativo de cada um, assim como os seus percursos.

– Pedro

Mais informações sobre o certame em AmadoraBD e Facebook/AmadoraBD

 

Categorias
Festivais Ilustração

Bang!

Como se a inauguração do Amadora BD não bastasse, a editora Saída de Emergência resolveu presentear-nos com mais um festival imperdível neste fim-de-semana.

A primeira edição do festival Bang!, dedicado à literatura fantástica, apresenta-se assim no Sábado, dia 28, no renovado Pavilhão Carlos Lopes, com lançamentos, sessões de autógrafos, cosplay, exposições e ainda um showcase de Moonspell, a propósito do lançamento da sua biografia.

Além dos convidados especiais, Anne Bishop e José Hartvig de Freitas, será dado especial destaque à edição de Os Melhores Contos de Edgar Allen Poe, um livro que conta com ilustrações de 28 artistas portugueses. Coordenado pelo Bruno Caetano, conta com nomes como André Caetano, Jorge Coelho, Miguel Mendonça, Mosi, Osvaldo Medina, Ricardo Cabral, Ricardo Venâncio, Uma Joana, Zé Burnay e muitos mais (é fazer as contas). Tenho orgulho por também fazer parte deste elenco, com esta ilustração, e vou estar presente no festival. Está programada uma sessão de apresentação, às 15h30, seguida de autógrafos, e pode ainda visitar-se a exposição com as 28 ilustrações que acompanham cada conto.

Fins-de-semana com três dias, quem assina a petição?

– Patrícia

 

 

Categorias
BD Festivais

Festival BD Amadora 2017

É já esta sexta feira, dia 27, que inaugura o 28º Festival Internacional de Banda Desenhada, ou Amadora BD, festival organizado pela autarquia da Amadora, que decorre de 27 de Outubro a 12 de Novembro.

Nesta edição, sob o tema “A reportagem”, o festival oferece várias exposições e sessões de autógrafos, assim como vários lançamentos e um número considerável de convidados nacionais e internacionais. A imagem do Festival, bem como a exposição central, ficaram a cargo do autor Nuno Saraiva, vencedor em 2016 do prémio de melhor álbum do Amadora BD com Tudo isto é fado.

Este ano, vou estar presente na exposição Traços e Inspiração. A presença portuguesa no mercado norte-americano de BD, com alguns trabalhos feitos para a editora Bluewater.

Vai existir também um artist’s alley onde estarão alguns dos artistas convidados do festival. O Abelardo vai marcar presença no dia 29, com alguns dos nosso trabalhos. Convidamos toda a gente a aproveitar o Domingo para vir ao festival e fazer-nos uma visita.

– Pedro

___

Mais informações sobre o certame em AmadoraBD e Facebook/AmadoraBD

 

Amadora BD 2017 cartaz

Categorias
Ilustração

Zazie e a mudança de planos

Este Verão, fui ver um dos concertos da minha vida: Birkin / Gainsbourg: Le Symphonique. Ora, sempre tive uma grande pancada pelos anos sessenta e pela língua francesa e não deixei escapar a oportunidade de ver ao vivo a musa de Serge Gainsbourg acompanhada pela orquestra Calouste Gulbenkian (e patos, sirenes e aviões, que o concerto foi ao ar livre, no anfiteatro da Fundação.) Passei os dias que se seguiram a reviver o concerto através do álbum no Spotify – com as mesmas deliciosas orquestrações de Nobuyuki Nakajima A versão ao vivo é obviamente melhor, patos incluídos, graças à maravilha que é a Orquestra Gulbenkian e à emoção de estar a dois passos daquela mulher extraordinária, mas ainda assim, ouvi-o em loop dias a fio.

Birkin / Gainsbourg: Le Symphonique

Uma das canções presentes no alinhamento, Exercice en forme de Z, tem um dos poemas mais peculiares da obra de Gainsbourg, e leva a aliteração ao extremo. Toda a canção é um diabólico trava-línguas, mas não deixa de ser uma pequena história completa, onde – quase – tudo faz sentido. E a ideia de a transformar numa curta de BD começou a ganhar forma na minha cabeça.

[spotifyplaybutton play=”spotify:track:3nz4V8UeYMp8M1co2XSPp8″/]

Eventualmente contei os versos, e descobri que são 31. Precisamente o número de dias do mês de Outubro. O mês do Inktober, um movimento a que se juntam cada vez mais ilustradores todos os anos, e que consiste em fazer um desenho a tinta por dia durante o mês. Pareceu-me o casamento perfeito, e preparei-me para desenhar a aventura da Zazie no Zoo quadradinho por quadradinho.

Até que chegou o dia de ontem, o primeiro dia do Inktober e… a Zazie não estava pronta para sair. O Inktober tem um ritmo alucinante e eu achei que este projecto precisava de mais amor do que aquele que lhe podia dar a esta velocidade. É uma maratona, e não um sprint, mas já que a partida estava dada, resolvi não o voltar a engavetar e apresentá-lo aqui. Prometo ir dando novidades.

Entretanto, para o Inktober, segui com o plano B. Pequenos desenhos com um tema simples e pouco restritivo: Riscas. Os anos sessenta vão marcar presença, o mundo animal também. O desafio será encontrar riscas menos previsíveis, mas tenho 31 dias para isso.

Inktober2017 No.1 Inktober2017 No.3

– Patrícia